Onde chegamos

As cinco zonas pastorais (Avenida/Fonte-Nova, Barrocas, Beira-Mar, Forca e Rossio) são animadas por Equipas de Zona e por uma Rede de Mensageiros.
As equipas de zona nasceram com o objetivo de levar a ação da Igreja a todos os pontos da nossa paróquia e contrariar a tendência atual da sociedade para o individualismo. A partir de cada prédio, de cada rua ou de cada bairro os elementos das equipas e os mensageiros desenvolvem diversas atividades ao longo do ano congregando à sua volta os cristãos da comunidade e desafiando os indiferentes a participar neste projeto. Entre as iniciativas anuais que desenvolvem encontram-se o Cantar das Janeiras, a dinamização da Visita Pascal, a participação no Cortejo Paroquial, na Festa dos Santos Populares, o Dia da Comunidade Paroquial, a Festa de Acolhimento a novos residentes, entre outros.

As igrejas

Desde os nossos antepassados que a fé é uma marca transversal... Na Vera-Cruz resistiram 6 espaços de culto que nos orgulham.

A padroeira

Nossa Senhora de Apresentação Tanto quanto se sabe, esta denominação sucedeu a uma outra com igual significado, a Senhora das Candeias. O dia escolhido para a festa foi sempre o dia 2 de fevereiro, dia em que, liturgicamente, a Igreja celebra a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora. E assim acontece a cada ano.

As nossas origens

A Paróquia da Vera Cruz de Aveiro foi criada em 10 de Julho de 1572, pela divisão da primitiva paróquia de São Miguel de Aveiro em quatro freguesias distintas. É, na atualidade, uma das duas paróquias correspondentes ao núcleo central da cidade de Aveiro, anexando, por alvará de 11 de Outubro de 1835, a antiga freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro.
A sua igreja paroquial é hoje a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro, outrora igreja paroquial da extinta freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro. Tem anexas mais cinco capelas da sua jurisdição, a saber: a Capela de São Gonçalo de Aveiro, no Bairro da Beira-Mar; a Capela de Nossa Senhora das Febres também denominada de São Roque de Aveiro, junto ao canal de São Roque; Capela de Nossa Senhora da Alegria também denominada de Mártir São Sebastião, antiga sede da antiquíssima Confraria de mareantes e pescador de Santa Maria de Sá; e a Capela do Senhor Jesus das Barrocas.
A sua primitiva igreja paroquial, sita no Largo de Maia Magalhães, popularmente chamado "Largo da Vera Cruz", estava a construir-se em 1576 e ainda em 1600. Nos finais século XIX, dado o seu adiantado estado de ruína, o edifício acabou por ser demolido, em obediência à decisão de Dezembro de 1876, para em seu lugar se edificar um novo templo que, tendo-se interrompido a obra por falta de recursos financeiros, viu as suas paredes, já na altura da cimalha, apeadas em 1945 pelo camartelo municipal. Entretanto, a sede da paróquia, a administração dos sacramentos e o culto litúrgico haviam sido transferidos provisoriamente, enquanto durasse a empreitada de construção, para a vizinha igreja de Nossa Senhora da Apresentação. Desde então, até hoje, a sede paroquial permaneceu na Igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, atualmente a única das matrizes da cidade de Aveiro a escapar da total demolição.

Corresponsabilidade paroquial

Conselho pastoral

Constituído por leigos que expressam os diversos serviços existentes na paróquia e as dimensões nas quais a paróquia quer crescer. É presidido pelo pároco e animado pela Equipa de Coordenação Pastoral e reúne, ordinariamente, três vezes ao ano.

Conselho económico

Constituído por um grupo de leigos nomeados pelo Bispo da Diocese que, presidido pelo pároco, tem a missão de auxiliar na melhor gestão do património da paróquia e da sua economia. Reúne mensalmente.

Equipa de coordenação paroquial

Presidida pelo pároco, é constituída pelos diáconos permanentes nomeados para a colaboração paroquial, por um elemento da comunicação e imagem, pelo secretário do Conselho pastoral e por mais quatro membros que representam as quatro dimensões da ação pastoral da Paróquia. Reúne mensalmente.

Equipa de comunicação e imagem

A equipa de comunicação e imagem aparece quando menos se espera... Trabalha sem ninguém dar conta e tem ideias de sobra. Jovens, irreverentes e profissionais da área, formam uma equipa coesa que quer levar a sua fé mais longe, atualizando a imagem e comunicação para os dias de hoje e, insatisfeita, está sempre a pensar no que pode vir a seguir...

Os mensageiros

São um elo de contacto com a Paróquia, conhecedores da vida paroquial para mais facilmente informar e promover. Na atenção a situações de fragilidade na vida das pessoas e famílias e situações de alegria e esperança procuram ser também Igreja em proximidade.

O pároco

João Miguel Araújo Alves, nascido a 22 de junho de 1979, é pároco da Vera-Cruz desde o dia 10 de setembro de 2017. Foi ordenado presbítero a 13 de novembro de 2005, na Sé de Aveiro. Passou pela Paróquia de Ílhavo e, depois de uma missão de estudos no âmbito da Teologia Espiritual e no Acompanhamento vocacional, dedicou-se à formação de seminaristas, ao acompanhamento vocacional e espiritual de jovens, assistindo também espiritualmente alguns movimentos e associações. Neste momento é também Conselheiro das Equipas de Nossa Senhora, Assistente espiritual da Juventude Operária Católica e da Associação Cristã de Empresários e Gestores. O pe.João Alves também está disponível para o acolhimento e orientação espiritual, basta marcar com ele através dos contactos paroquiais.

e-mail: paroco@paroquiaveracruz.pt
tlm: 966661155

Dois diáconos permanentes

O Diác. Élio Simões serve a Paróquia na área da formação dos leitores, catecumenado e preparação para o matrimónio. Está ainda ao serviço nos diversos momentos litúrgicos e sacramentais no ministério que lhe é próprio. É ainda dirigente no Agrupamento 283 do CNE e assistente adjunto do Agrupamento e da Região de Aveiro

O Diác. José Carlos Costa serve a Paróquia na área sócio-caritativa, sobretudo no grupo dos Visitadores de Doentes e na assistência à Conferência Vicentina. . Está ainda ao serviço nos diversos momentos litúrgicos e sacramentais no ministério que lhe é próprio. Pertence à Pastoral sócio-caritativa da Diocese como coordenador do Departamento da Pastoral da Saúde, assistente espiritual e religioso no Hospital de Aveiro e colaborador no Departamento da Pastoral penitenciária; é coordenador diocesano do Movimento de Mensagem de Fátima.

A nossa imagem

O logotipo da paróquia da vera-cruz reúne um conjunto de elementos gráficos perceptiveis a todos. Nele está presente a Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, a igreja matriz, espaço de reunião de toda a comunidade paroquial. A figura central de uma comunidade cristã, Jesus Cristo, encontra-se na forma circular a envolver toda a comunidade. Ao nível territorial, a paróquia é constituída por 5 zonas (Avenida, Barrocas, Beira-mar, Forca e Rossio) também representadas pelos 5 pilares da fachada da igreja matriz. Inspirada na fonte tipográfica Parisish, está a identificação da paróquia, em alusão à talha dourada presente no interior do edifício.

Eucaristias

Igreja matriz

3ª a 6ª feira 19h15
Sábado 19h00
Domingo 11h00 e 19h00
Capela Sr das Barrocas Domingo 9h30

Reconciliações

Igreja matriz Sábados, das 17h30 às 18h30
Todos os dias das 9h00 às 11h00 (Pe João Alves às quartas-feiras)

Canal on-line
Subscreva o nosso canal semanal e fique a par de toda a atividade da nossa paróquia.

Telefone

234 422 835

Morada

Largo da Apresentação
3800-106 Aveiro