Onde chegamos

As cinco zonas pastorais (Avenida/Fonte-Nova, Barrocas, Beira-Mar, Forca e Rossio) são animadas por Equipas de Zona e por uma Rede de Mensageiros. As equipas de zona nasceram com o objetivo de levar a ação da Igreja a todos os pontos da nossa paróquia e contrariar a tendência atual da sociedade para o individualismo. A partir de cada prédio, de cada rua, cada bairro os elementos das equipas e os mensageiros desenvolvem diversas atividades ao longo do ano congregando à sua volta os cristãos da comunidade e desafiando os indiferentes a participar neste projeto. Entre as iniciativas anuais que desenvolvem encontram-se o Cantar das Janeiras, a dinamização da Visita Pascal, o Dia da Comunidade Paroquial, a Festa de Acolhimento a novos residentes, as orações em espaços em capelas e espaços de proximidade, entre outros espaços.

Mensageiros

São um elo de contacto com a Paróquia, conhecedores da vida paroquial para mais facilmente informar e promover. Na atenção a situações de fragilidade bem como nas situações de alegria e esperança procuram ser também Igreja em proximidade.

A padroeira

Nossa Senhora de Apresentação
Tanto quanto se sabe, esta denominação sucedeu a uma outra com igual significado, a Senhora das Candeias. O dia escolhido para a festa foi sempre o dia 2 de fevereiro, dia em que, liturgicamente, a Igreja celebra a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora. E assim acontece a cada ano.

Origens

A nossa origem

A Paróquia da Vera Cruz de Aveiro foi criada em 10 de julho de 1572, pela divisão da primitiva paróquia de São Miguel de Aveiro em quatro freguesias distintas. É, na atualidade, uma das duas paróquias correspondentes ao núcleo central da cidade de Aveiro, anexando, por alvará de 11 de outubro de 1835, a antiga freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro.

A sua igreja paroquial é hoje a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro, outrora igreja paroquial da extinta freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro. Tem anexas mais cinco capelas da sua jurisdição, a saber: a Capela de São Gonçalo de Aveiro, no Bairro da Beira-Mar; a Capela de Nossa Senhora das Febres também denominada de São Roque de Aveiro, junto ao canal de São Roque; Capela de Nossa Senhora da Alegria também denominada de Mártir São Sebastião, antiga sede da antiquíssima Confraria de mareantes e pescador de Santa Maria de Sá; e a Capela do Senhor Jesus das Barrocas.

A sua primitiva igreja paroquial, sita no Largo de Maia Magalhães, popularmente chamado "Largo da Vera Cruz", estava a construir-se em 1576 e ainda em 1600. Nos finais século XIX, dado o seu adiantado estado de ruína, o edifício acabou por ser demolido, em obediência à decisão de Dezembro de 1876, para em seu lugar se edificar um novo templo que, tendo-se interrompido a obra por falta de recursos financeiros, viu as suas paredes, já na altura da cimalha, apeadas em 1945 pelo camartelo municipal. Entretanto, a sede da paróquia, a administração dos sacramentos e o culto litúrgico haviam sido transferidos provisoriamente, enquanto durasse a empreitada de construção, para a vizinha igreja de Nossa Senhora da Apresentação. Desde então, até hoje, a sede paroquial permaneceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, atualmente a única das matrizes da cidade de Aveiro a escapar da total demolição.

A nossa imagem

O logotipo da paróquia da Vera-Cruz reúne um conjunto de elementos gráficos percetíveis a todos. Nele está presente a Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, a igreja Matriz, espaço de reunião de toda a comunidade paroquial. A figura central de uma comunidade cristã, Jesus Cristo, encontra-se na forma circular a envolver toda a comunidade. Ao nível territorial, a paróquia é constituída por 5 zonas (Avenida, Barrocas, Beira-mar, Forca e Rossio) também representadas pelos 5 pilares da fachada da igreja Matriz. Inspirada na fonte tipográfica Parisish, está a identificação da paróquia, em alusão à talha dourada presente no interior do edifício.

Responsabilidade

Corresponsabilidade paroquial

Conselho pastoral

Constituído por leigos que expressam os diversos serviços existentes na paróquia e as dimensões nas quais a paróquia quer crescer. É presidido pelo pároco e animado pela Equipa de Coordenação Pastoral e reúne, ordinariamente, três vezes ao ano.

Conselho económico

Constituído por um grupo de leigos nomeados pelo Bispo da Diocese que, presidido pelo pároco, tem a missão de auxiliar na melhor gestão do património da paróquia e da sua economia. Reúne mensalmente.

Coordenação paroquial

Presidida pelo pároco, é constituída pelos diáconos permanentes nomeados para a colaboração paroquial, por um membro da equipa de comunicação e imagem, pelo secretário do Conselho pastoral e por mais quatro membros que representam as quatro dimensões da ação pastoral da Paróquia. Reúne mensalmente.

Comunicação e imagem

A equipa de comunicação e imagem aparece quando menos se espera... Trabalha sem ninguém dar conta e tem ideias de sobra. Jovens, irreverentes e profissionais da área, formam uma equipa coesa que quer levar a sua fé mais longe, atualizando a imagem e comunicação para os dias de hoje e, insatisfeita, está sempre a pensar no que pode vir a seguir...