Grupo Zaqueu

O Grupo Zaqueu é uma proposta de catequese de adultos em caminhada para a celebração da Confirmação e procura acolher aqueles adultos que estejam numa atitude de procura e sentido da vida a partir do aprofundamento da fé.
Funciona aos sábados à tarde, em ritmo semanal, com duração anual.

catequese adolescentes adolescência

Catequese com crianças e familiar

A paróquia organiza-se na catequese da infância em 6 anos de catequese. No 1º ano o ritmo paroquial funciona duas vezes ao mês, juntamente com os pais, em dinâmica de catequese familiar e celebrativa. No 2º e 3º ano funciona em ritmo semanal, mas com um encontro mensal com os pais. A catequese é ao fim-de-semana, entre a sexta à noite quando acontece a catequese familiar, e aos sábados de manhã.
O ritmo de três anos de catequese familiar funciona também com a valorização de uma catequese de adultos que pode acontecer na celebração da confirmação com aqueles pais que o desejarem. O 4º, 5º e 6º ano funcionam ao sábado de manhã, em ritmo semanal.

catequese adolescentes adolescência

Catequese com adolescentes

A catequese com adolescentes desenvolve-se entre o 7º e o 10º ano, sendo este último um ano de transição para a dinâmica de pastoral juvenil. A catequese é ao sábado à tarde, às 17.30.

pastoral juvenil catequese

Pastoral juvenil

A pastoral juvenil assume o 10º ano como tempo de transição e prolonga-se na preparação do sacramento da Confirmação e nos dinamismos de grupos juvenis.
A pastoral juvenil procura ser um caminho com os jovens no aprofundamento da sua fé, em respostas de vida e de envolvimento comunitário. Deste percurso faz parte a dinâmica própria de um grupo de jovens, propostas comunitárias de oração, dinamização de espaços de encontro e reflexão, participação em iniciativas diocesanas, nacionais e internacionais. Faz ainda parte deste tempo o acompanhamento e inserção da pastoral universitária e em movimentos de espiritualidade e apostolado.

CNE 283 escuteiros escutismo

CNE - Agrupamento 283

O agrupamento de escuteiros da Paróquia insere-se na proposta do Corpo Nacional de Escutas como movimento de educação e formação integral da juventude. O jogo, a atividade em contacto com a natureza e a disciplina de progresso são essenciais no percurso pelas quatro secções.
O dia próprio das atividades e encontros é o sábado, a partir das 14h30.

biblia evangelho testamento

Grupo Bíblico

O Grupo Bíblico é um espaço e tempo de estudo da Bíblia, aprofundando alguns temas e autores segundo a proposta dos Frades Menores Capuchinhos e do Movimento de Dinamização Bíblica. Reúne duas vezes por mês em encontros de estudo, reflexão e partilha e de oração. No tempo forte da quaresma reúne em ritmo semanal. Dinamiza na comunidade encontros bíblicos, semanas dedicadas ao estudo da Bíblia e outros momentos como o ‘Seder Pascal’.

jovens deficiência catequese

Catequese com jovens com deficiência

A paróquia está envolvida num projeto citadino para oferecer a possibilidade a jovens com deficiência, que nunca andaram na catequese ou que a abandonaram, de viverem uma proposta de percurso de fé integrado nas catequeses comunitárias e com propostas adaptadas.

Formação e cultura

O âmbito da formação cristã e da cultura torna-se decisivo na afirmação da identidade cristã, numa atitude contínua de formação e de diálogo entre fé e cultura. A Paróquia organiza ao longo do ano, através dos seus grupos, espaços de reflexão e formação, promovendo a formação dos seus agentes de pastoral dentro do plano de formação da Diocese.
A cultura local é expressão identitária da comunidade e as festas religiosas revestem-se de uma particularidade excecional na divulgação desse património. Através de várias formas artísticas procura-se ainda dialogar com a contemporaneidade na promoção de exposições e espaços artísticos onde a cultura cristã ganhe um espaço relevante e dialogante.

Turismo religioso

O património artístico e cultural da Paróquia torna-se relevante e é uma grande oferta turística da Cidade de Aveiro. Em tempo de verão temos à disposição percursos turísticos acompanhados, dinamizados por agentes locais e pela própria Paróquia, existe ainda um roteiro espiritual para quem circula pelo espaço interior da Igreja da Apresentação (Matriz). A Paróquia tem algum merchandising e objetos religiosos que podem ser disponibilizados na secretaria paroquial.