Preparação para o baptismo

Os batismos acontecem no primeiro domingo de cada mês, na Igreja Matriz, na eucaristia das 11h. A inscrição pode ser feita com, pelo menos, um mês de antecedência, presencialmente nos horários de cartório com o pároco, ou então, no nosso Cartório paroquial online depois de fazer a inscrição de paroquiano.

A preparação prossegue com um encontro comunitário, no último sábado de cada mês, orientado por uma equipa de casais. Nesse encontro abordam-se elementos fundamentais do sacramento, os seus símbolos e a partilha de opções de vida cristã. Tanto quanto possível a presença de pais e padrinhos é imprescindível; podem também estar presentes os avós que assim o desejarem.
Os padrinhos não residentes na paróquia deverão trazer uma ‘Declaração de Idoneidade’ passada pelo seu pároco ou pelo padre que a possa atestar, segundo as orientações da Igreja (ter feito a iniciação cristã e levar uma vida de acordo consoante a fé que quer testemunhar).

casamento matrimónio preparação casar noivo noiva celebração igreja

Preparação para o matrimónio

Os matrimónios acontecem, preferencialmente, na Igreja Matriz, podendo também acontecer noutra Capela da Paróquia. Devem ser agendados com o pároco com a antecedência mais oportuna e iniciado o processo com, pelo menos, três meses de antecedência. O processo deverá ser realizado no local de residência dos noivos e iniciado, presencialmente, com o pároco.
A Paróquia proporciona uma preparação próxima para o matrimónio em duas modalidades. Uma num ritmo contínuo de 5 encontros e uma outra num encontro que dura fim de semana. Há dois cursos preparatórios ao longo do ano e ainda faculta outras datas arciprestais. A preparação para o matrimónio é obrigatória, ainda que ajustável.

educação pais escola

Escola de pais

A Escola de Pais pretende ser um apoio à responsabilidade educativa dos pais, ajudando na reflexão de temáticas mais emergentes e que possam revestir-se de grande oportunidade. Desenvolve essas temáticas em tertúlias, conferências e workshops.

Famílias da Apresentação

Dinamismo paroquial de reunião e oração familiar, diante da imagem da Nossa Senhora da Apresentação que circula pelas 6 zonas pastorais da Paróquia. A imagem é acolhida pelas famílias da zona pastoral e congrega todos na Capela de referência em cada dia 2 do mês, para um tempo de oração e convívio.
Para se inscrever para acolher a imagem da Nossa Senhora da Apresentação em sua casa pode fazê-lo na secretaria paroquial ou no site. Para comprar uma imagem da Senhora da Apresentação para a sua família ou oferecer pode fazê-lo na secretaria paroquial.