Serviços litúrgicos

Na paróquia da Vera-Cruz existem 5 tipos de serviços litúrgicos.

Acólitos Um grupo sobretudo de jovens que assume o serviço às celebrações litúrgicas e paroquiais. Têm encontros de formação, oração e convívio.

Leitores Assumem a proclamação da Palavra nas celebrações litúrgicas e paroquiais. Têm encontros de formação, oração e convívio.

Sacristães Cuidam de tudo aquilo que diz respeito às celebrações paroquiais, zelando pela conservação dos acessórios celebrativos e do cuidado com a Igreja. Acompanham ainda nos momentos celebrativos na ausência dos acólitos.

Mordomas e zeladoras Cuidam dos espaços e daquilo que diz respeito ao culto e aos altares dedicados.

Grupos corais A paróquia tem 4 grupos corais distribuídos que animam a liturgia e outros momentos orantes de cariz comunitário. Existe uma tendência e sensibilidade para uma atenção particular às missas com crianças e com jovens.

Espiritualidade Espirito Santo Vera-Cruz santíssimo irmandades páscoa ressureição

Irmandades

Irmandade da Nossa Senhora da Apresentação
Irmandade do Santíssimo Sacramento
Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Movimentos de espiritualidade

Renovamento carismático

O grupo de oração Monte Tabor reúne todas as semanas, às terças-feiras, às 21.15, num tempo de encontro de grupos de diversas zonas da Diocese para meditar na Palavra de Deus e rezar segundo a dinâmica própria do Movimento. No Tempo Pascal promove os seminários ‘Vida Nova no Espírito” abertos a toda a comunidade.

Oficinas de oração e vida

Existe 1 grupo na paróquia que se reúne à tarde e à noite, segundo a proposta de oração do Frei Inácio Larrañaga. Vive uma proposta centrada na Palavra, na meditação e no agir na vida segundo o discernimento de Deus.

Equipas de Nossa Senhora

Movimento de espiritualidade conjugal. Não se revestindo de uma especificidade paroquial, a adesão de muitos casais a este movimento e a assumida proposta familiar tornam-no de particular relevância na proposta paroquial.

Comunidades CVX

Movimento de leigos que vivem uma espiritualidade cristã segundo a proposta dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola. Não se revestindo de uma especificidade paroquial, a oportunidade desta proposta e o acolhimento da Paróquia a muitas das suas iniciativas tornam-no uma proposta reforçada na vivência de uma espiritualidade.

Propostas de oração comunitária

Oração Taizé

É uma proposta de oração, animada pelos jovens da paróquia e das escolas secundárias da Cidade, segundo o estilo e proposta orante e meditativa da comunidade ecuménica de Taizé.
Uma sexta-feira por mês, de janeiro a maio.

Meditação cristã

Partindo da proposta de meditação cristã da Associação de meditadores ‘Amigos do Deserto’, a paróquia propõe um tempo e um espaço específico para a meditação cristã em grupo.
Quarta-feira, 19h50 às 20h3 na Igreja matriz.

Oração do terço

Como Comunidade Paroquial dedicada à Senhora da Apresentação o elemento mariano torna-se também visível na recitação do terço.
Terça-feira, 20h na Capela Sto António do Mudo
Quarta-feira, 17h na Igreja das Barrocas
Quinta-feira, 15h no Lar do Centro Comunitário
Sexta-feira, 18h30 na Igreja Matriz

Adoração eucarística

Quinta-feira, 18h, na Igreja Matriz
Uma vez por período, ao longo do dia.

Famílias da Apresentação

Um dinamismo paroquial de reunião e oração familiar que se reúne todos os dias 2 de cada mês, pelas 21h30. Cada zona tem o seu espaço de oração.

Oração da manhã (laudes)

De Segunda a Sexta-feira, 9h na Igreja Matriz